terça-feira, 27 de setembro de 2011

Semana Farroupilha encerrou com grande Desfile

Chegou ao final a programação da Semana Farroupilha/2011, após vários eventos realizados e que marcaram mais uma comemoração cívico-cultural da mais alta relevância para todos os gaúchos do Rio Grande do Sul.
 O culto à tradição, suas origens, seus feitos, suas glórias, suas batalhas e seus ideais, mais uma vez foram exaltados também pelos tradicionalistas canguçuenses, que através das diversas entidades desfilaram no 20 de setembro, data máxima da Epopéia Farroupilha. Os CTGs: Sentinela da Armada, Tropeiros da Amizade, Joaquim Paulo de Freitas, Lucídio Saraiva do Amaral, Desgarrados, Raul Silveira, Cincerro, Sentinela das Coxilhas, Lanceiros do Sul, Sinuelo e Piquete Cambará, com seus cavalarianos, prendas, peões, piás e prendinhas mostraram com alegorias e motivos especiais retirados da rica história, indumentária, costumes e fatos que envolvem a cultura gaúcha, o orgulho e a tradição de nosso povo, a qual transcende o tempo para todas as gerações. Mesmo com uma tarde que iniciou com tempo instável, com uma garoa fina, tanto tradicionalistas, quanto alguns grupos de alunos que se juntaram às entidades, como alunas do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, deram ao desfile temático um brilho todo especial e arrancaram aplausos do grande público que esteve presente ao evento. No palanque junto ao Monumento ao MTG, várias autoridades: Secretários Municipais, Vereadores, Tradicionalistas como o Conselheiro Emérito do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Armando Ecíquio Peres, algumas Primeiras Prendas, como a jovem Milane Soares  Fonseca - coordenadora Cultural da 21ª RT e o tenente Luiz Gonzaga da Brigada Militar, além do prefeito Cássio Mota, prestigiaram a todo o desfile. A nossa cultura gaúcha é tão forte, tão expressiva, que atrai a atenção de brasileiros das diversas regiões de nosso País, com a presença de CTGs por vários Estados, além muitos outros, fundados no exterior em vários países, além de chamar a atenção de outras etnias.
Exemplo disso, um grupo de descendentes de japoneses, radicados no Brasil e moradores em Itaguaí – RJ, da família Jonosake, que há vários anos vêm a Canguçu, onde participam das programações tradicionalistas. Mais que isso, eles fundaram em Itaguaí, uma Estância Turística Jonosake, com o nome de seu Patriarca, senhor Joaquim Inouê já falecido, onde cultuam e vivenciam a cultura gaúcha, através de uma invernada Artística Gaúcha que se apresenta no local com suas danças, suas indumentárias, história e costumes do povo gaúcho. Neste ano, mais uma vez aqui esteve Akira Paguti, com outros membros da família e amigos, participando em Canguçu e Piratini dos festejos Farroupilhas. Na segunda-feira, participaram de uma cavalgada, sendo recebidos pela Invernada Juvenil do CTG Sinuelo, que os acompanhou até o Ginásio Municipal de Esportes, onde participaram da Ronda da Integração preparada pela Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura Municipal. Foram saudados pelo Prefeito Municipal e demais lideranças e tradicionalistas presentes. A programação após o desfile teve como últimos atos: Oração de Encerramento pela professora Miriam Zuleica Reys Barbosa, arriamento das bandeiras e, mais tarde, no CTG Sinuelo, a Missa Crioula e a extinção da Chama Crioula. O prefeito Cássio Mota, cumprimentou as entidades e os tradicionalistas, assim como a organização da programação e todos os envolvidos no evento, demonstrando a sua satisfação pelo sucesso da programação.


Fonte: Site da Prefeitura de Canguçu